SIE (sistema de informação estrategica) - contemplam o processamento de grupos de dados da operações e transações gerencias transformando-os em informações estratégicas.
* Quantidade produzida versus números de pedidos negociação .
* Valor total do faturamento versus total de contas .
* Data de planejamento de compras versus quantidade de estoque disponível .
* Processa dados operacionais e gerenciais .
* Sempre vai ter a palavra versus .
Tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico (SIE) para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e redefinir os objetivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais. Um sistema de informação estratégico foi definido como "O sistema de informação que suporta ou altera a estratégia da empresa" por Charles Wiseman (Strategy and Computers 1985). Sistema competitivo Sistema cooperativo Sistema de operações de mudança na organização.
Os conceitos chave na gestão estratégica de empresas são: Estabelecer objetivos estratégicos específicos que possam melhorar a posição da companhia, em oposição a objetivos genéricos, como o aumento de lucro ou redução de custos.
SIG (sistema de informaões gerencial) - contemplam o processamento do grupo de operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupaas pro gestão.
* Contas a Pagar: valor total a pagar no dia, nº de inadimplentes.
* Estoque: pertentual do estoque por material.
* Contabilidade: valor acumulado de impostos a recolher.
* Dados operacionais (são os que registram) .
* Rentabilidade é proporcional ao risco.
O SIG é um sistema integrado de apoio à tomada de decisões, proposto como uma ferramenta essencial para implementar a modernização da gestão da instituição (ver Plano de Desenvolvimento da UFPA). Este sistema integra e consolida os dados operacionais e históricos de todos os demais sistemas corporativos da UFPA, alimentando o processo de tomada de decisões na instituição com informações gerenciais e estratégicas. Além disso, o SIG integra também os dados de outros órgãos governamentais ligados à Universidade, tais como o CNPq (plataforma Lattes) e a CAPES (dados da pós-graduação). Como produto, o SIG gera um conjunto de relatórios e/ou gráficos de gestão, não apenas da UFPA como um todo, mas também de cada subunidade (centro, núcleo, departamento, curso).Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System, do acrónimo/acrônimo inglês) é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
Existem vários modelos de dados aplicáveis em SIG. Por exemplo, o SIG pode funcionar como uma base de dados com informação geográfica (dados alfanuméricos) que se encontra associada por um identificador comum aos objectos gráficos de um mapa digital. Desta forma, assinalando um objecto pode-se saber o valor dos seus atributos, e inversamente, selecionando um registro da base de dados é possível saber a sua localização e apontá-la num mapaa.
SIO (sistema de informação operacional) - contemplam o processamento de operações e transações atingidas.
* Planejamento e controle de produção: nome produto, data de produção.
* Faturamento: nome do item de venda , preço do produto,dara veda.
* Contas a Pagar: valor título, data vencimento.
* Registro de cadastros.
Formado por operações rotineiras; normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída.
Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.
EIS (executive information systen) ou ERP (planejamento de recursos empresariais) - executive information systen: permite o acompanhamento diário de resultados de todas as áres funcionais da empresa para depois exibilas de forma gráfica e simplificada. Tradicionalmente, programas, sistemas de informação executiva foram desenvolvidos como computadores baseados em mainframe. O objectivo foi o pacote de dados de uma empresa e para fornecer estatísticas de desempenho de vendas ou de pesquisa de mercado para os tomadores de decisão, bem como agentes financeiros, diretores de marketing e diretores executivos, que não estavam necessariamente bem familiarizados com os computadores. O objetivo foi desenvolver aplicativos de computador que gostaria de destacar a informação para satisfazer as necessidades dos executivos seniores.
Normalmente, um EIS fornece dados que só precisa de apoiar as decisões a nível executivo, em vez dos dados para toda a empresa.
SAD (sistema de apoio a decisão) ou DSS (decision suport systen) - São tecnologias fundamentais para a evolução do processo de tomada de decisão nas empresas modernas e usuárias de informações oportunas .
Caracteristicas - monta cenário para Tomada de Decisão.
- acompanha o desenvolvimento, comparação e classidicação dos riscos ( proporcional a rentalidade) .
- utilizam muito a regra "e se "para geração dos dados.
Engenharia de software : é uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.
Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.
Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema de informação Sistema Computacional, pois ambos se confundem. A Engenharia de Software se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, enquanto a ciência da computação estuda os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais .A Engenharia de Sistemas é uma área mais ampla por tratar de todos os aspectos de sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e engenharia de processos além do software.