domingo, 18 de outubro de 2009

E-COMMERCE

É um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um COMPUTADOR. Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B) ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.

Um exemplo de e-commerce é o ato de vender ou comprar pela internet, pois o mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala, inclusive muitos ramos da economia estão ligados ao e=commerce.
Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos.

No início, a comercialização on-line era e ainda é, realizada com produtos como CD's, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizado a venda de serviços pela web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo. Muitas operadoras de turismo estão se preparando para abordar seus clientes dessa nova maneira.

Vê-se, com base no supraexposto, que o comércio eletrônico-digital poderá ser classificado como direto ou indireto. Será direto quando houver a compra e venda de bens intangíveis, e utilizáveis em meio digital, como, verbi gratia, softwares, músicas, e-books, jogos virtuais, vídeos, etc; caracterizar-se-á como indireto quando for instrumento para a compra de bens tangíveis e não associados ao mundo virtual, como livros*, carros, brinquedos, etc.

Podemos concluir que o comércio eletrônico hoje em dia, está bem extenso, as pessoas tem mais confiança em fazer compras pela internet, pois, os produtos são de qualidade e a entrega é feita no prazo. Quanto mais eficiente for a empresa, mais clientes virtuais ela vai ter. As pessoas querem praticidade na vida cotidiana e nada de complicação. Muitas pessoas não tem tempo para sair pra comprar devido a correria diária, então o mundo virtual oferece várias opções voltadas para este público, satisfazendo-os, com produtos diversos.

Modelo Integrado do Comércio eletrônico
  1. Políticas e regras públicas
  2. Políticas e padrões técnicos
  3. Infovia Pública
  4. Aplicações e Serviços Genéricos
  5. Aplicações de Comércio Eletrônico

Fonte: Wipédia (site)

P.S: Mesma fonte de pesquisa para a postagem anterior.

Att,

Dinalice Castro

UDF

Professor: Isaac

Disciplina: STCI 2º 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário