SQL é uma linguagm de computador do Banco de Dados, projetado para gerenciar dados em Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional.
A Consulta é a operação mais comum em SQL, realizada com a afirmação declarativa SELECT Dados SELECT, recupera uma ou mais tabelas, ou expressões.
Graças ao computador, nomes, endereços e seus hábitos e preferências de compras podem ser armazenados, pesquisados e trabalhados de forma a oferecer valiosos dados a respeito dos Clientes atuais e em potencial.
Lembre-se que os produtos vêm e vão - o paradigma mudou - os valores hoje, são o relacionamento com o Cliente e a confiança que ele tem na sua empresa. O aumento da competição em todos os setores, e o Executivo sente diariamente esta pressão, a popularização da Internet e as novas necessidades devem dirigir os esforços da empresa para um estreito relacionamento com os Clientes. Para que isso se realize é necessário oferecer um relacionamento personalizado o que só será possível com o uso da tecnologia da informação que proporciona uma busca inteligente das informações úteis a respeito de seus Clientes que virão a se transformar em sua vantagem competitiva.
- Identifica e gerencia a carteira de Clientes (finais e intermediários);
- Permite pontuar o relacionamento do Cliente com a empresa;
- Proporciona criar um modelo de afinidade;
- Permite conhecer melhor os ex-Clientes e os motivos para tal;
- Facilita a criação de indicadores para avaliar a satisfação dos Clientes;
- Permite a individualização de mensagens.
BI (Business Intelligence) - Inteligência Empresarial
O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão (JFF).
As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.
Principais Ferramentas
OLAP, processamento analítico online. As aplicações OLAP são usadas pelos gestores em qualquer nível da organização para lhes permitir análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diária. As ferramentas OLAP (do inglês, Online Analytical Processing) são geralmente desenvolvidas para trabalhar com banco de dados de-normalizados[2], embora existam ferramentas que trabalham com esquemas especiais de armazenamento, com dados (informações) normalizados.
Essas ferramentas são capazes de navegar pelos dados de um Data Warehouse, possuindo uma estrutura adequada tanto para a realização de pesquisas como para a apresentação de informações.
Data Mining, mineração de dados. Consiste em um processo analítico projetado para explorar grandes quantidades de dados (tipicamente relacionados a negócios, mercado ou pesquisas científicas), na busca de padrões consistentes e/ou relacionamentos sistemáticos entre variáveis e, então, validá-los aplicando os padrões detectados a novos subconjuntos de dados. O processo consiste basicamente em 3 etapas: exploração; construção de modelo ou definição do padrão; e validação/verificação.
A rápida taxa de inovação nas tecnologias de informática está exigindo que, cada vez mais, os profissionais estejam preparados e atualizados para conhecer e enfrentar os desafios da Tecnologia da Informação.
Enfim, para conhecimento de todos.
Att,
Dinalice Castro - STCI/ 2º Semestre 2009 - UDF

MUITO INTERESSANTE, ADOREI.
ResponderExcluirDina,
ResponderExcluirGostei do artigo que publicou, continue assim, pois a nossa área tem muito que oferecer.
Atenciosamente,
Marcelo Dominici
Oi linda ta bem ?
ResponderExcluir